Social Icons

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Contem-me TUDO!

Pois é,

voltei! Mas por uma boa razão. Com inspiração num livro magnífico que me foi oferecido, decidi criar este novo blog que é muito mais de diálogo do que de monólogo com comentários, como os blogues habituais. 

Este destina-se a impulsionar a escrita criativa. Muitos de nós têm prazer na escrita e naqueles momentos mais melancólicos ou de mais inspiração, sei que há a tendência para tentar fazê-lo. O problema é não ter tópicos, um objetivo, um propósito. Muitas vezes temos interesse em determinada coisa mas nem sabemos bem como começar. 

Pois eu proponho-me a acabar com esse problema. Todas as segundas-feiras, vou colocar no blog um tópico para que os meus queridos amigos e amigas possam pôr as vossas capacidades literárias à prova. Para me compensar, adorava que me dessem feedback sobre o que eu escrevo ou, melhor ainda, que partilhem comigo através dos comentários no blog! Isso para mim, era ouro sobre azul. 

Vou utilizar alguns tópicos que encontro no livro que vos falei, mas também usarei meus, pois alguns não se enquadram muito na nossa realidade e cultura, sendo um livro americano. 

E assim me despeço, com o primeiro tópico, que espero que vos deixe com vontade de agarrar numa canetinha, the good old fashion way, e de escrevinhar uma ou várias páginas. 

"Estás a encher uma cápsula do tempo com objetos, para ser enterrada no teu quintal e aberta daqui a 50 anos. Escreve a carta que porias dentro da cápsula a descrever a vida como a conheces nos dias de hoje".

Contem-me tudo!

4 comentários:

  1. "Cara eu,

    parabéns, tens agora 78 anos, provavelmente muitas rugas bem bonitas e uma catrefada de miudos, presumo que teus netos, de volta de ti. Eu estou com 28 anos, estamos na altura do "Splash" e do "Big Brother VIP", duas magníficas razões para passar pelos canais portugueses a correr para chegar aos da tv por cabo. Ouve-se Justin Bieber, Nicki Minaj e mais uns quantos abortos falhados. A Reality tv está em grande, assim como o Youtube. O segundo bate aos pontos o primeiro. Os filmes de zombies estão agora por todo o lado, no ano passado eram filmes de vampiros maricas por isso não sei onde vamos parar a seguir. Estamos em crise económica, continuamos a ser roubados cada dia mais um bocadinho e a comer e calar quando sabemos de desvios de dinheiros, de roubos e de alocações de pessoal duvidosas no nosso Estado. Temos pela primeira vez um papa que eu realmente gosto e que me faz acreditar na pureza da religião quando levada por pessoas com os pés assentes na terra. O Nelson Mandela está por um fio, no Brasil e na Turquia anda tudo à batatada e nós continuamos de mão esticada e cabeça baixa para uma união europeia e uma troika que nos quer comer, e lambuzar-se mesmo. Estou apaixonada, por uma pessoa e por uma cidade, espero que estejas agora nesse sítio e com essa mesma pessoa. Estou feliz e espero que também estejas, enquanto lês esta carta. Mal consigo esperar por chegar aí!

    beijinhos!"

    ResponderEliminar
  2. "Olá eu, ligeiramente enrugada. É dia 25 de Junho de 2013 e o mundo é um caos.Lá fora está um calor que não se aguenta, e estás em casa às voltas com a tese de mestrado. Espero que tenha sido útil porque neste momento é só uma forma engraçada e com estilo de ir para o desemprego (sim, neste momento és uma dessas pessoas). Estamos numa altura em que não precisas de falar com as pessoas para saber como estão, o Facebook diz tudo (e sim, neste momento estás no facebook a cuscar a vida das pessoas e no chat com a Bianka). As amizades são poucas, amigos é coisa que está a entrar em desuso. Mas espero que tenhas mantido contigo aqueles que realmente valiam a pena. Soubeste à poucos dias que vais ser "tia". Preocupa-me o bem-estar desta criança e se bem te/me conheço, ainda hoje vives preocupada. Apesar dos altos e baixos que já aconteceram neste ano, estou feliz. Tenho alguém a meu lado que me percebe, compreende e partilha dos mesmos sonhos que eu. Conserva-o. E se por algum motivo algures no tempo tiver corrido mal, procura-o. É alguém que vais querer a teu lado. Espero que sejas feliz e que tenhas encontrado o nosso caminho.

    Beijinhos"

    ResponderEliminar
  3. "Ora boas,

    Estamos a 25 de Junho de 2013...está um calor insuportável e estou a escrever no meu local de trabalho(não devia ter dito isto).
    Pelo andar da carruagem não terei 78 anos...ou teria se fosse viva, o que duvido um pouco.
    Para além da carta coloco os meus frascos de areias, porquê? Porque imagino que muitos desses locais ou praias já não existam e assim existem provas evidentes que eles um dia existiram e fizeram muita gente feliz. Coloco também o meu frasco de perfume, especialmente para a minha princesa que terá 56 anos, para que nunca se esqueça do meu cheiro e que partilhe com os meus netos ou netas.
    Espero que os politicos de hoje não sejam tão ignorantes ou interceiros, ex: Mário Soares alerta que portugueses com fome "podem zangar-se."
    Espero que as quatro estações do ano se tenham reorganizado porque actualmente hoje faz Sol e estão 35º amanhã chove e está um vento desgraçado, ex:Primeira semana de verão espera temperaturas até aos 39.
    Espero que o respeito pelo proximo seja muito maior. Violência, abusos, maus tratos... ex:Homem matou a mulher e uma amiga e suicidou-se em Palmela ou Padre consumou actos sexuais com aluno do seminário.
    Espero que haja igualdade, direitos iguais para todos e que nunca falte alimento, ex:Fraude fiscal faz disparar preço da batata.

    Nem tudo é mau...
    Formamos jovens em areas diversas pena que não haja trabalho para eles neste nosso pequeno País e que tenham de aplicar os seus conhecimentos noutros paises e de fazer a sua vida por lá porque isto por cá está insuportavel...habitação...emprego...saúde.
    Somos um país cheio de história e espero que nunca entre em esquecimento, partilho com vocês locais histórico-culturais do nosso pequeno Portugal:
    - Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Açores (1983)
    - Mosteiro dos Jerónimos (1983), Lisboa
    - Torre de Belém (1983), Lisboa
    - Mosteiro da Batalha (1983), Batalha
    - Convento de Cristo (1983), Tomar
    - Centro Histórico de Évora (1986), Évora
    - Mosteiro de Alcobaça (1989), Alcobaça
    - Paisagem Cultural de Sintra (1995), Sintra
    - Centro Histórico do Porto (1996), Porto
    - Arte Rupestre do Vale do Côa (1998), Foz Côa
    - Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999), Ilha da Madeira
    - Centro Histórico de Guimarães (2001), Guimarães
    - Região Vinhateira do Alto Douro (2001)
    - Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004), Açores
    - Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações (2012), Elvas
    Somos um País lindo...mas muito mal aproveito e conservado. Tenho esperança em vocês, nas futuras gerações.
    E hoje Junho 2013 a Universidade de Coimbra é património da humanidade...nem tudo é mau.

    Não estou triste pelo estado a que isto chegou...decepcionada talvez. Tenho esperança que tudo vai melhorar.Esperança.

    Como o outro senhor dizia, Raul Solnado
    “Façam o favor de ser felizes”

    Bjinhos"

    ResponderEliminar
  4. "Olá a ti, que sou eu! Ora portanto, estás na véspera de mais um aniversário, fazes amanhã 77 anos (espero eu que não nos tenha acontecido nada de mal e que não tenhas ido desta para melhor antes desta carta), e espero que estejas mais animada, porque se bem te recordas, neste dia não estavas muito entusiasmada. Espero que o tio Alzheimer não te tenha visitado, mas se calhar devido à idade, não te lembras bem desta época e o porquê de estares assim mas eu relembro-te. Achas que nestes 27 anos de vida devias ter feito muito mais do que fizeste até agora, sentes-te imatura para a idade física que tens e achas que estás longe de deixar a tua marca no mundo como sempre pretendeste desde miúda. Espero que até 2063 tenhas alcançado o que te tiveres proposto e que te sintas satisfeita e realizada, ao contrário de hoje (também te aviso já, se não estás satisfeita também já não te deve restar muito tempo para dares a volta à coisa filha...). Hoje está um calor desgraçado, estás na Costa da Caparica a ver os outros irem para a praia e tu a trabalhar, mas paciência. Sempre tivemos os três filhos que sonhávamos? Houve pelo menos uma menina ou sofres com o desgosto de só teres rapazes? Bom, se tudo correu bem até já netos devemos ter! Espero que a família te tenha saído como esperavas, e que sejam boas pessoas e educadinhas! Como é o mundo agora? Espero que melhor do que hoje, mas não estou muito optimista. Ou se calhar o mundo até já acabou e é um extra-terrestre que está a ler isto! Se estiver deve ser um ser muito avançado para saber português...! Mas pronto, espero que a humanidade tenha ganho juízo e tenha passado a ter mais cuidado com o ambiente. Também espero que se dê mais valor ao ser em vez de ao ter, e que a riqueza esteja melhor distribuída por todos. E espero sinceramente que as mulheres estejam em pé de igualdade com os homens, em vez de serem consideradas por muitos como um seres a quem podem ser infligidos maus tratos e abusos. Já tens tudo tratado para o funeral? Se não, não te esqueças de deixar escrito ou dizeres a alguém que queremos ser cremadas, com cinzas deitadas ao mar e outras no campo, lá na terrinha. E não te esqueças de dizer que queres aquela música dos Sigur Rós a tocar. E pronto, é isso. Beijinhos e porta-te bem, não sejas uma velha chata, daquelas que não gosta de tomar banho e embirra com tudo."

    ResponderEliminar

Contem-me TUDO!

Pois é,

voltei! Mas por uma boa razão. Com inspiração num livro magnífico que me foi oferecido, decidi criar este novo blog que é muito mais de diálogo do que de monólogo com comentários, como os blogues habituais. 

Este destina-se a impulsionar a escrita criativa. Muitos de nós têm prazer na escrita e naqueles momentos mais melancólicos ou de mais inspiração, sei que há a tendência para tentar fazê-lo. O problema é não ter tópicos, um objetivo, um propósito. Muitas vezes temos interesse em determinada coisa mas nem sabemos bem como começar. 

Pois eu proponho-me a acabar com esse problema. Todas as segundas-feiras, vou colocar no blog um tópico para que os meus queridos amigos e amigas possam pôr as vossas capacidades literárias à prova. Para me compensar, adorava que me dessem feedback sobre o que eu escrevo ou, melhor ainda, que partilhem comigo através dos comentários no blog! Isso para mim, era ouro sobre azul. 

Vou utilizar alguns tópicos que encontro no livro que vos falei, mas também usarei meus, pois alguns não se enquadram muito na nossa realidade e cultura, sendo um livro americano. 

E assim me despeço, com o primeiro tópico, que espero que vos deixe com vontade de agarrar numa canetinha, the good old fashion way, e de escrevinhar uma ou várias páginas. 

"Estás a encher uma cápsula do tempo com objetos, para ser enterrada no teu quintal e aberta daqui a 50 anos. Escreve a carta que porias dentro da cápsula a descrever a vida como a conheces nos dias de hoje".

Contem-me tudo!

4 comentários:

  1. "Cara eu,

    parabéns, tens agora 78 anos, provavelmente muitas rugas bem bonitas e uma catrefada de miudos, presumo que teus netos, de volta de ti. Eu estou com 28 anos, estamos na altura do "Splash" e do "Big Brother VIP", duas magníficas razões para passar pelos canais portugueses a correr para chegar aos da tv por cabo. Ouve-se Justin Bieber, Nicki Minaj e mais uns quantos abortos falhados. A Reality tv está em grande, assim como o Youtube. O segundo bate aos pontos o primeiro. Os filmes de zombies estão agora por todo o lado, no ano passado eram filmes de vampiros maricas por isso não sei onde vamos parar a seguir. Estamos em crise económica, continuamos a ser roubados cada dia mais um bocadinho e a comer e calar quando sabemos de desvios de dinheiros, de roubos e de alocações de pessoal duvidosas no nosso Estado. Temos pela primeira vez um papa que eu realmente gosto e que me faz acreditar na pureza da religião quando levada por pessoas com os pés assentes na terra. O Nelson Mandela está por um fio, no Brasil e na Turquia anda tudo à batatada e nós continuamos de mão esticada e cabeça baixa para uma união europeia e uma troika que nos quer comer, e lambuzar-se mesmo. Estou apaixonada, por uma pessoa e por uma cidade, espero que estejas agora nesse sítio e com essa mesma pessoa. Estou feliz e espero que também estejas, enquanto lês esta carta. Mal consigo esperar por chegar aí!

    beijinhos!"

    ResponderEliminar
  2. "Olá eu, ligeiramente enrugada. É dia 25 de Junho de 2013 e o mundo é um caos.Lá fora está um calor que não se aguenta, e estás em casa às voltas com a tese de mestrado. Espero que tenha sido útil porque neste momento é só uma forma engraçada e com estilo de ir para o desemprego (sim, neste momento és uma dessas pessoas). Estamos numa altura em que não precisas de falar com as pessoas para saber como estão, o Facebook diz tudo (e sim, neste momento estás no facebook a cuscar a vida das pessoas e no chat com a Bianka). As amizades são poucas, amigos é coisa que está a entrar em desuso. Mas espero que tenhas mantido contigo aqueles que realmente valiam a pena. Soubeste à poucos dias que vais ser "tia". Preocupa-me o bem-estar desta criança e se bem te/me conheço, ainda hoje vives preocupada. Apesar dos altos e baixos que já aconteceram neste ano, estou feliz. Tenho alguém a meu lado que me percebe, compreende e partilha dos mesmos sonhos que eu. Conserva-o. E se por algum motivo algures no tempo tiver corrido mal, procura-o. É alguém que vais querer a teu lado. Espero que sejas feliz e que tenhas encontrado o nosso caminho.

    Beijinhos"

    ResponderEliminar
  3. "Ora boas,

    Estamos a 25 de Junho de 2013...está um calor insuportável e estou a escrever no meu local de trabalho(não devia ter dito isto).
    Pelo andar da carruagem não terei 78 anos...ou teria se fosse viva, o que duvido um pouco.
    Para além da carta coloco os meus frascos de areias, porquê? Porque imagino que muitos desses locais ou praias já não existam e assim existem provas evidentes que eles um dia existiram e fizeram muita gente feliz. Coloco também o meu frasco de perfume, especialmente para a minha princesa que terá 56 anos, para que nunca se esqueça do meu cheiro e que partilhe com os meus netos ou netas.
    Espero que os politicos de hoje não sejam tão ignorantes ou interceiros, ex: Mário Soares alerta que portugueses com fome "podem zangar-se."
    Espero que as quatro estações do ano se tenham reorganizado porque actualmente hoje faz Sol e estão 35º amanhã chove e está um vento desgraçado, ex:Primeira semana de verão espera temperaturas até aos 39.
    Espero que o respeito pelo proximo seja muito maior. Violência, abusos, maus tratos... ex:Homem matou a mulher e uma amiga e suicidou-se em Palmela ou Padre consumou actos sexuais com aluno do seminário.
    Espero que haja igualdade, direitos iguais para todos e que nunca falte alimento, ex:Fraude fiscal faz disparar preço da batata.

    Nem tudo é mau...
    Formamos jovens em areas diversas pena que não haja trabalho para eles neste nosso pequeno País e que tenham de aplicar os seus conhecimentos noutros paises e de fazer a sua vida por lá porque isto por cá está insuportavel...habitação...emprego...saúde.
    Somos um país cheio de história e espero que nunca entre em esquecimento, partilho com vocês locais histórico-culturais do nosso pequeno Portugal:
    - Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Açores (1983)
    - Mosteiro dos Jerónimos (1983), Lisboa
    - Torre de Belém (1983), Lisboa
    - Mosteiro da Batalha (1983), Batalha
    - Convento de Cristo (1983), Tomar
    - Centro Histórico de Évora (1986), Évora
    - Mosteiro de Alcobaça (1989), Alcobaça
    - Paisagem Cultural de Sintra (1995), Sintra
    - Centro Histórico do Porto (1996), Porto
    - Arte Rupestre do Vale do Côa (1998), Foz Côa
    - Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999), Ilha da Madeira
    - Centro Histórico de Guimarães (2001), Guimarães
    - Região Vinhateira do Alto Douro (2001)
    - Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004), Açores
    - Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações (2012), Elvas
    Somos um País lindo...mas muito mal aproveito e conservado. Tenho esperança em vocês, nas futuras gerações.
    E hoje Junho 2013 a Universidade de Coimbra é património da humanidade...nem tudo é mau.

    Não estou triste pelo estado a que isto chegou...decepcionada talvez. Tenho esperança que tudo vai melhorar.Esperança.

    Como o outro senhor dizia, Raul Solnado
    “Façam o favor de ser felizes”

    Bjinhos"

    ResponderEliminar
  4. "Olá a ti, que sou eu! Ora portanto, estás na véspera de mais um aniversário, fazes amanhã 77 anos (espero eu que não nos tenha acontecido nada de mal e que não tenhas ido desta para melhor antes desta carta), e espero que estejas mais animada, porque se bem te recordas, neste dia não estavas muito entusiasmada. Espero que o tio Alzheimer não te tenha visitado, mas se calhar devido à idade, não te lembras bem desta época e o porquê de estares assim mas eu relembro-te. Achas que nestes 27 anos de vida devias ter feito muito mais do que fizeste até agora, sentes-te imatura para a idade física que tens e achas que estás longe de deixar a tua marca no mundo como sempre pretendeste desde miúda. Espero que até 2063 tenhas alcançado o que te tiveres proposto e que te sintas satisfeita e realizada, ao contrário de hoje (também te aviso já, se não estás satisfeita também já não te deve restar muito tempo para dares a volta à coisa filha...). Hoje está um calor desgraçado, estás na Costa da Caparica a ver os outros irem para a praia e tu a trabalhar, mas paciência. Sempre tivemos os três filhos que sonhávamos? Houve pelo menos uma menina ou sofres com o desgosto de só teres rapazes? Bom, se tudo correu bem até já netos devemos ter! Espero que a família te tenha saído como esperavas, e que sejam boas pessoas e educadinhas! Como é o mundo agora? Espero que melhor do que hoje, mas não estou muito optimista. Ou se calhar o mundo até já acabou e é um extra-terrestre que está a ler isto! Se estiver deve ser um ser muito avançado para saber português...! Mas pronto, espero que a humanidade tenha ganho juízo e tenha passado a ter mais cuidado com o ambiente. Também espero que se dê mais valor ao ser em vez de ao ter, e que a riqueza esteja melhor distribuída por todos. E espero sinceramente que as mulheres estejam em pé de igualdade com os homens, em vez de serem consideradas por muitos como um seres a quem podem ser infligidos maus tratos e abusos. Já tens tudo tratado para o funeral? Se não, não te esqueças de deixar escrito ou dizeres a alguém que queremos ser cremadas, com cinzas deitadas ao mar e outras no campo, lá na terrinha. E não te esqueças de dizer que queres aquela música dos Sigur Rós a tocar. E pronto, é isso. Beijinhos e porta-te bem, não sejas uma velha chata, daquelas que não gosta de tomar banho e embirra com tudo."

    ResponderEliminar